A Esquizofrenia e o sofrimento familiar

A Esquizofrenia e o sofrimento familiar. Considerada um transtorno mental dos mais graves , os portadores de esquizofrenia padecem de grande sofrimento. Além deles mesmos, todas as pessoas que convivem com esta pessoa também são afetadas. Saiba como a esquizofrenia e suas crises podem adoecer todo o lar.

 Crises psicóticas e a esquizofrenia.

O transtorno psicótico da esquizofrenia afeta parcela considerável da população. É uma doença de origem genética porém com agentes desencadeadores multifatoriais. Geralmente apresenta seus primeiros sinais na adolescência e início da idade adulta. Entretanto existem algumas características interessantes para conhecermos.

Existem vários tipos e graus de esquizofrenia. Algumas pessoas perdem capacidade cognitiva outras não. Algumas tem consciência de seu transtorno e até sentem quando a sua percepção da realidade começa a ser alterada. Outras não possuem essa capacidade e em sua grande maioria abandonam o tratamento. Este comportamento pode trazer graves consequências, entre eles estão os surtos psicóticos.

A principal causa de surtos psicóticos em pessoas com esquizofrenia é a falta de tratamento. Seja por desconhecimento do transtorno ou mesmo por não aderirem a conduta medicamentosa. É aí que começa o sofrimento e a impotência dos familiares e amigos mais próximos.

O sofrimento familiar causado pelo transtorno

O rompimento com a realidade é chamado de surto psicótico. Quando a pessoa perde a percepção do que é real e do imaginário dizemos que perdeu o senso crítico. É a capacidade de avaliar de maneira inteligente os eventos ao seu redor. Geralmente a pessoa psicótica tem percepções tão reais de situações imaginárias que pode tornar-se agressiva ou paranoica.

Este indivíduo pode passar a acusar os familiares de conspirações. Pode transferir tudo o que ele considera prejudicial como culpa de alguém, que sempre será alguém muito próximo. A pior situação é quando coloca sua integridade física ou a de outros em risco. Nestes casos a família deve procurar a internação involuntária.

O Instituto Leonardo Russo é especializado no tratamento da esquizofrenia e de transtornos mentais. Também oferece o tratamento e a reabilitação de drogas e álcool. Entre em contato agora e saiba como podemos ajudar. Visite nossa página no Facebook !