Autolesão: Quando e Porquê

A Autolesão é um dos sintomas de um transtorno psíquico relacionado às neuroses. É diferente da automutilação por fazer parte de outro transtorno. Está relacionada a necessidade de aliviar a dor emocional através de uma dor física intencionalmente provocada.

Como ocorre a autolesão

Qual o motivo que pode levar um indivíduo a machucar-se de propósito. E principalmente, uma vez que sabe que ferir-se provoca dor, porque o faz constantemente? Sabemos que  é provocada intencionalmente para causar dor, e não com a intenção de suicídio.

A autolesão envolve ainda uma questão ritualística. O indivíduo que a pratica também tem a necessidade de chocar. Utiliza portanto métodos não aceitos ou repudiados pela cultura da sociedade em que está inserido.

Em nossa sociedade uma das formas mais comuns de autolesão está em provocar cortes no próprio corpo. Não são profundos ao ponto de sangrar até a morte, mas causam dor e chocam quem os presencia. Entretanto também são comuns nos casos de autolesão as queimaduras por cigarros, fraturas e hematomas.

Quando iniciam os episódios

Os episódios de autolesão ocorrem principalmente na adolescência, entre os onze e quinze anos. Mais raramente ocorrem na infância, e com uma frequência maior na fase adulta. Tentem a diminuir com o avançar da idade.

Porque ocorre a autolesão

Machucar-se é  uma maneira protetiva e alterada de o indivíduo lidar com suas emoções, pensamentos e percepções de si mesmo e do ambiente. Esta percepção é alterada pelo transtorno psíquico que é portador, trazendo para ele profunda dor emocional.

Este  comportamento ocorre porque durante o episódio a dor física anestesia a dor emocional, trazendo uma temporária sensação de alívio. Esta sensação de alívio perdura por pouco tempo, provocando a necessidade de repetir o comportamento.

Pessoas que se machucam não idealizam a própria morte, mas sim uma fuga momentânea das emoções com que não consegue lidar.

Visite nossa página no Facebook !