Comorbidades psiquiátricas: O que são?

Uma pergunta frequente quando tratamos de saúde mental diz respeito as comorbidades psiquiátricas. Ainda existem muitas dúvidas sobre o que são e como atuam no organismo do ser humano. Vamos hoje abordar este tema e procurar esclarecer algumas dúvidas.

O que são comorbidades

São associações entre transtornos em uma mesma pessoa. Um bom exemplo em casos clínicos são pessoas que podem ter hipertensão. Estas pessoas podem desenvolver o diabetes, que por sua vez, pode levar a obesidade, agravando a hipertensão. Estes fatores são chamados de condições comorbidas. Essas condições ao associarem-se em um indivíduo pioram umas as outras.

Comorbidades em transtornos mentais

Nos casos de  transtornos mentais é bastante comum um transtorno estar relacionado a outro. Por exemplo é muito recorrente portadores de transtorno bipolar desenvolverem o abuso de álcool. Outro exemplo é o usuário de drogas alucinógenas como a maconha, LSD, cocaína e álcool desenvolverem a esquizofrenia.

Outro exemplo está relacionado com os transtornos de ansiedade, que podem estar relacionados ao TDAH, que por sua vez podem estar relacionados aos transtornos depressivos.

A observação e estudo destes fatores é importante devido ao fato de que basta apenas uma condição comorbida para piorar consideravelmente a condição inicial da outra. Um outro elemento para levarmos em consideração a importância destas comorbidades é o fato de que elas também podem piorar em muito o prognóstico futuro destes transtornos mentais.

O tratamento de transtornos e suas comorbidades

O Instituto Leonardo Russo – Centro de reabilitação psicossocial é especializado no tratamento de transtornos mentais e comportamentais. Nossa equipe multidisciplinar busca levantar todo o histórico médico e clinico deste indivíduo, assim como sua história de vida pessoal.

Transtornos e comorbidades tratamento especializado
Esta atenção especial permite desenvolver o projeto terapêutico individual

Esta atenção especial permite desenvolver o projeto terapêutico individual ou singular, onde as comorbidades e outras necessidades especiais deste hóspede em tratamento serão trabalhadas em conjunto e de maneira eficaz. Visando a rápida reabilitação e reintegração ao convívio social desta pessoa.

Você é especial para nós. Entendemos seu problema e queremos ajudar. Entre em contato e saiba como!

Comente e visite nossa página no Facebook.