Crise de pânico: Sintomas

Crise de pânico. As crises podem ser provocadas por um transtorno psiquiátrico ligado à ansiedade chamado transtorno do pânico. É um problema muito comum na atualidade. Estudos mostram que no intervalo de um ano dois a três por cento das pessoas irão apresentar o transtorno do pânico.

Características da crise de pânico

O transtorno é caracterizado pelos ataques de pânico, que são surtos repentinos de medo intenso e desconforto. Estes surtos de pânico  são acompanhados de sintomas físicos e também  de sintomas psicológicos. Estes sintomas não necessitam aparecer todos de uma só vez, mas a partir de quatro ou mais pode-se considerar como uma crise de pânico.

Principais sintomas físicos: A aceleração dos batimentos cardíacos ou taquicardia, transpiração em excesso e ondas de calor ou de frio. Dor no peito, tremores, falta de ar, dor no abdomen, vertigens e formigamento também são sintomas percebidos durante a crise.

Principais sintomas psíquicos: Perda da percepção de realidade com o ambiente, confusão mental, forte sensação de medo da morte e da perda do controle emocional.

A manifestação de todos estes sintomas se dá de maneira repentina e sem aviso. Em poucos minutos atinge o seu ápice, entretanto leva um tempo muito maior para a estabilização completa.

Como é diagnosticado o Transtorno do pânico

Para fazer o diagnóstico correto é necessário o levantamento do histórico médico do paciente. Algumas condutas, patologias ou medicações podem desencadear sintomas semelhantes.

Quando estes sintomas apresentam-se de maneira repentina e por mais de uma vez, pode-se diagnosticar o transtorno do pânico. Também pode ocorrer de a pessoa ter tido apenas o primeiro surto, porém os pensamentos de medo e preocupação permanecerem por mais de trinta dias. Podem ocorrer alterações prejudiciais para a pessoa no comportamento, então o diagnóstico pode ser considerado.

Qual o tratamento para a crise de pânico?

O Instituto Leonardo Russo é especializado em tratamentos de transtornos mentais e comportamentais. O Tratamento da síndrome do pânico é realizado com psicoterapias individualizadas e combinadas com o suporte psiquiátrico e medicamentoso, e obtêm alto grau de eficácia.

Entre em contato e saiba como podemos ajudar. Conheça nossa página no Facebook !