Dependência química tem cura?

Dependência química tem cura? Essa é uma pergunta muito frequente. Na verdade a dependência química não tem cura. Mas para que entendamos o porque é necessário sabermos a diferença entre uso abusivo, vício e dependência química.

Porque a dependência química não tem cura

Porque aquela pessoa que está há muitos anos sem o uso de álcool ou drogas não pode voltar a fazer o uso recreativo sem perder o controle? Entenda o motivo percebendo as diferenças entre os níveis de uso de substâncias pelas pessoas.

Em nossos dias  é muito comum o consumo recreativo de álcool desde a adolescência, e até mesmo de certas drogas ainda não legalizadas como a maconha e a cocaína. São frequentes nas festas o uso de drogas sintéticas entre outras. Tudo começa neste uso recreativo. Nem todas as pessoas permanecem nele. Devido a uma série de fatores genéticos, ambientais e emocionais entre outros, algumas pessoas avançam do uso esporádico para o uso frequente e habitual.

Do uso ao vício e a dependência de substâncias.

O organismo humano possui uma capacidade em relação a substâncias chamada tolerância. Quando uma substância psicoativa é utilizada de maneira frequente tende a aumentar a tolerância do organismo em relação a ela. Isto leva ao uso frequente e descontrolado ao qual chamamos de vício.

Em um determinado momento, o próprio organismo como a entrar em estado de crise de abstinência. Crise de abstinência é uma série de sintomas e  desconfortos provocados pela ausência desta substância no organismo. Esta relação entre aumento da tolerância e frequência da abstinência leva a pessoa ao uso descontrolado e nocivo. E  este uso de substâncias atinge o nível de causar prejuízos psicológicos, psiquiátricos, financeiros e sociais.

Neste momento o vício tornou-se uma doença mental chamada dependência química ou Transtorno mental e comportamental provocado por uso de substâncias.

Esta pessoa sempre que voltar ao uso de uma substância ainda que com intenção recreativa, irá desencadear rapidamente aqueles sintomas citados. Em pouco tempo poderá voltar ao estado anterior viso que sua tolerância aquela substância não diminui. Portanto sempre irá buscar mais para obter o mesmo prazer que nunca é alcançado de maneira satisfatória, levando ao uso compulsivo.

O Instituto Leonardo Russo entre vários transtornos mentais e comportamentais também é especializado no tratamento da dependência de álcool e drogas. Entre me contato e saiba como podemos ajudá-lo. Visite nossa página no Facebook !