A família e o desenvolvimento emocional

A família e o desenvolvimento emocional. Em qualquer sociedade as crianças são os membros mais dependentes. Não tem nenhum poder natural para se auto proteger. Não tem meios para garantir que sua vida seja segura, cômoda e satisfatória.
As crianças pequenas são particularmente dependentes do amor, dos cuidados e da proteção de outros nas suas necessidades mais básicas. Elas precisam chorar mesmo que nem saibam exatamente do que é que necessitam. Precisam confiar sua vida a alguém que é mais poderoso que elas e tem a esperança de que serão ouvidas e cuidadas com amor.

Lembranças da infância e a família

Para muito de nós que estamos em processo de evolução, as lembranças da infância estão cheias de medos porque nos sentíamos indefesos. Se fomos criados em uma família fora de controle, na qual descuidavam de nós, abusavam ou nos expunham a violência doméstica e a um comportamento disfuncional o pensamento de impotência pode ser aterrador.
Talvez até tenhamos prometido nunca mais ser tão vulneráveis como quando éramos crianças. É importante saber que nossa família de origem teve influência sobre o que somos hoje. Alguns de nós podem imaginar que nossa família foi ou é quase perfeita. Outros entre nós talvez queriam evitar a responsabilidade por suas ações culpando sua familia. Seja qual for o caso, quando pensamos a respeito de nossa própria vida, também precisamos lidar com nossa família e os efeitos causados por seus membros sobre nós até o dia de hoje.

Como devemos reagir emocionalmente

Está certo admitir a verdade da causa que nos levou ao cativeiro emocional. Isso pode envolver erros cometidos por nossos pais ou outros membros da família. É perfeitamente correto expressar nossa raiva e ressentimento em relação ao que tudo isso causou em nossa vida. Tudo isso é parte do quadro real. No entanto, não é certo usar isso como desculpa por nossas escolhas erradas ou para permanecermos em nossos cativeiros emocionais.

Nossos Parentes podem ser parcialmente responsáveis por estarmos na situação atual, mas nós somos responsáveis pela locomoção própria para uma situação melhor.
O Instituto Leonardo Russo é especializado em transtornos mentais e comportamentais. Entre em contato agora e saiba como podemos ajudar. Visite nossa página no Facebook !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *