Personalidade e o transtorno borderline

A personalidade  é um conjunto de características psicológicas que determinam a maneira como reagimos aos estímulos. A personalidade é formada de maneira contínua no desenvolvimento da pessoa. Ela é influenciada pelos princípios e valores que recebemos desde a infância. É moldada pela cultura, pela religião e pelas experiências que passamos durante nosso crescimento.

A importância da personalidade na vida diária

É este conjunto de características individuais que determinam como reagimos no convívio social e familiar e nos relacionamentos. Também influenciam como iremos agir em momentos de estresse ou angústia. Na raiva e na tristeza e também na alegria. A personalidade é o que somos. Entretanto  este jeito de ser e esta maneira de reagir aos eventos pode trazer sofrimento constante para a própria pessoa e para os próximos. Devemos então pensar na hipótese de algum transtorno.

O transtorno de personalidade borderline ou limítrofe

Este transtorno de personalidade é caracterizado pela inconstância  emocional. Este transtorno é relativamente comum sendo mais frequente nas mulheres. Seus primeiros sintomas ocorrem na adolescência, porém, como qualquer transtorno de personalidade, só pode ser diagnosticado com precisão após os dezoito anos.

Tende a diminuir de intensidade com o avanço da idade, observada pela diminuição do número de internações e de tentativas de suicídio. Atinge seu ápice na no adulto jovem e é também chamado de limítrofe por apresentar tanto traços de psicoses como de neuroses.

Características do transtorno borderline

Muitas vezes pode-se confundir o transtorno borderline com o transtorno bipolar. Lembrando que a bipolaridade é um distúrbio do humor. Isto ocorre porque ambos tem como sintoma a constante oscilação do humor. Entretanto, geralmente os distúrbios psiquiátricos tem em seus ciclos começo, meio e fim.

O transtorno borderline já é uma maneira distorcida da pessoa reagir a determinadas situações. Muitos especialistas afirmam não haver cura, entretanto, é possível o controle da doença e a melhora da qualidade de vida.

O Instituto Leonardo Russo é especializado no tratamento de transtornos mentais e comportamentais. Entre em contato e saiba como podemos ajudar.

Visite nossa página no Facebook!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *