Transtorno Bipolar: Entendendo o problema

A principal característica do transtorno bipolar são as alterações do humor da pessoa portadora. Todos nós temos alterações de humor durante nosso dia e nas diversas fases de nossa vida. Porém quando estas alterações provocam profundo sofrimento tanto na pessoa quanto em seus próximos, devemos buscar entender o que está causando esta condição.

Vamos entender o Transtorno Bipolar

O Transtorno de humor bipolar é conhecido pela alternância de períodos de depressão com períodos de exaltação e hiperatividade. Estes episódios são conhecidos como manias.

A genética é um dos principais agentes que contribuem para o desenvolvimento deste transtorno. Entretanto nem todos os que possuem uma predisposição genética irão manifestar o distúrbio bipolar. O desenvolvimento da doença irá resultar de fatores externos que irão agir sobre os genes deste paciente. Entre estes fatores estão as primeiras experiências, o contato com substâncias químicas, fatores relacionados ao ambiente e influências deste meio durante o desenvolvimento.

O Transtorno da bipolaridade é na verdade uma resultante da predisposição genética com os fatores ambientais a que o indivíduo desenvolveu-se.

Crianças e adolescentes podem apresentar sinais de distúrbio bipolar ?

A doença do transtorno afetivo bipolar costuma manifestar-se entre a adolescência e o início da vida adulta do indivíduo. Entretanto na infância podem surgir alguns sintomas como excesso de irritabilidade e comportamentos considerados precoces para a idade. Episódios de ansiedade ou depressivos podem ser observados. Também comportamentos rebeldes ou confrontativos.

Entretanto sempre é necessário antes de qualquer conclusão realizar o histórico familiar e o levantamento genético para o diagnóstico seguro. É preciso levantar se outros membros da família já foram afetados em algum momento por episódios de depressão ou mesmo por outros transtornos mentais.

O Tratamento no Instituto Leonardo Russo busca levantar este histórico, desenvolver o tratamento individualizado para este paciente e oferecer o apoio familiar. Entre em contato e saiba como podemos ajudar! Visite também nossa página no Facebook !