Transtorno bipolar : Mitos e fatos

Transtorno bipolar. Vamos sobre um problema bastante sério que atinge uma parcela importante entre os transtornos mentais e comumente não é tratado com a atenção que merece. A falta de conhecimento sobre o assunto generaliza demais os sintomas e cria rótulos nas pessoas. Isso quando a mesma não pega para si a própria doença e vitima-se nesta situação.

O que sabemos sobre o Transtorno bipolar.

Pessoas que tem transtorno bipolar são portadoras de um transtorno de humor. Assim como as pessoas com depressão, que também está relacionado ao humor. O Distúrbio bipolar alterna fases de depressão, onde o indivíduo apresenta falta de motivação e tristeza em excesso. Também demonstra apatia , alterações do sono e deixa de sentir prazer nas atividades que comumente fazia. O bipolar também apresenta fases conhecidas como mania.

Nos episódios de mania a pessoa tem a percepção de que conta com muita energia e disposição. Passa a dormir pouco e a apresentar grande euforia. Esta pessoa pode apresentar algo conhecido como hipomania, onde torna-se até mesmo bastante funcional. Porém este episódio não se sustenta. Ela pode retornar ao episódio de depressão ou evoluir para o que conhecemos como mania franca.

Episódio de mania franca no transtorno bipolar

Os episódios de mania franca são muito perigosos. Durante estes episódios a pessoa pode apresentar inclusive surtos psicóticos. Estes surtos são a perda do contato com a realidade. Esta pessoa não consegue mais perceber de maneira inteligente  o mundo ao seu redor. Podem tornar-se megalomaníacas e agressivas. isto provoca alterações no comportamento social e até mesmo sexual.

Além dos prejuízos já causados pela doença em si, estes comportamentos alterados podem trazer consequências danosas e permanentes a esta pessoa. Acontece até mesmo de ela colocar em risco sua integridade física e a de outras pessoas.

Tratamento da bipolaridade no Instituto Leonardo Russo

O Instituto Leonardo Russo é especializado no tratamento de transtornos mentais e comportamentais. Entre em contato agora e saiba como podemos ajudá-lo. Visite nossa página no Facebook !