Transtorno de personalidade antissocial

Em toda a história da humanidade, sempre existiram os chamados indivíduos aproveitadores. Pessoas que não tem escrúpulos para alcançar seus objetivos. Inclusive ignorando valores morais, regras sociais e respeito ao próximo. Entretanto alguns destes desvios de caráter podem ter origem em uma doença mental. O transtorno de personalidade antissocial.

O que é o transtorno de personalidade antissocial

O indivíduo portador  do transtorno de personalidade antissocial apresenta os primeiros sinais ainda na infância. Porém não é possível diagnosticá-la antes da adolescência. Trata-se de um distúrbio que pode tanto ter causas  genéticas como  ambientais. É mais comum em homens, entretanto  mulheres também podem apresentar o problema.

Um dos principais traços comportamentais destes indivíduos é o de usarem constantemente as outras pessoas para obter vantagens. Por não sentirem remorso e desconsiderarem regras e o senso crítico de certo e errado, não percebem que possuem um transtorno.

É importante salientar que apesar destas pessoas serem portadoras deste tipo de transtorno, não significa que são inimputáveis. Elas na verdade não se importam com as consequências de seus atos, devido ao fato de não se sentirem mal estar com eles.

Outras características do transtorno de personalidade antissocial

A total desconsideração por leis, normas ou regras. Constante uso de mentiras e manipulação. Prática de comportamentos de risco, como transgressões e agressividade. Estas inflações na infância começam pequenas, aumentando os riscos e a intensidade pela adolescência e idade adulta.

Egocentrismo, ausência total de culpa ou remorso, relacionamentos afetivos fúteis ou tóxicos. As pessoas que primeiro percebem estes sintomas são os familiares. Também são as  mais afetadas  e que trazem consigo todo o sofrimento ausente na pessoa afetada pelo transtorno.

Existe tratamento para o transtorno de personalidade antissocial?

Primeiramente é necessário constatar e diagnosticar se realmente trata-se de transtorno de personalidade. Na maioria das vezes estes comportamentos podem estar relacionados ao meio, a formação, ou a outros transtornos relacionados à ansiedade ou mesmo compulsões.

O Instituto Leonardo Russo é especializado em diagnóstico e tratamento de transtornos mentais e comportamentais e também dependências química ou abuso de álcool.

Entre em contato agora e saiba como podemos ajudar!

Deixe seu comentário e visite nossa página no Facebook .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *