Transtorno depressivo maior

A Triste e apavorante imagem da alma do transtorno depressivo maior. A solidão e a desesperança presentes. A presença da morte como saída para a dor emocional e a idealização suicida e destrutiva. Vamos conhecer um pouco sobre este grave distúrbio mental.

O que é o transtorno depressivo maior

É o transtorno de depressão clássico. Para identificar seu diagnóstico com precisão é sempre necessário a intervenção do especialista, no caso o médico psiquiatra. É bastante diferente do sentimento de tristeza comum, que é aquele sentimento que faz parte de nossas emoções primárias e  todos podemos ter e superar.

Também não deve ser confundido com o luto, que apesar de também ter sua fase depressiva, esta é geralmente passageira. O luto surge normalmente quando perdemos um ente querido ou algo ao qual somos muito apegados. Já O transtorno depressivo não tem obrigatoriamente uma razão inicial aparente.

Nos casos comuns de tristeza e luto, a auto estima do indivíduo costuma manter-se inalterada. Já nos casos de transtorno depressivo esta auto estima é dilacerada.

Sintomas do transtorno depressivo

Apesar de todas estas diferenças, alguns eventos como as perdas podem sim desencadear episódios depressivos. Os sintomas do  transtorno depressivo maior costumam permanecer por mais de quinze dias . Os pensamentos não estão ligados a um fato em si, mas sim o que se apresenta é o humor deprimido na maior parte do dia todos os dias.

Outros sintomas são o sentimento de vazio na alma, a falta de esperança no futuro e de melhora. Aumento da irritabilidade e perda do prazer em coisas que fazia antigamente. As alterações do sono e do apetite também são frequentes. Pensamentos obsessivos e idealizações suicidas podem ser presentes.

O melhor tratamento para o transtorno depressivo maior

O Instituto Leonardo Russo desenvolve um tratamento direcionado e individualizado para os casos de depressão e outros transtornos. Entre em contato e saiba como podemos ajudar. Visite nossa página no Facebook !