Transtornos mentais: Como a família deve agir.

Transtornos mentais: Como a família deve agir. São inúmeros os tipos de transtornos mentais que podem acometer qualquer pessoa. Alguns destes transtornos são percebidos pelo indivíduo, e mesmo que não compreenda muito bem, procura ajuda. Outros transtornos não são percebidos por que padece deles, tornando o papel da família mais importante. Vamos tentar orientar estes casos.

Como a família deve agir em casos de Transtornos mentais.

Nos casos em que o paciente tem a consciência de que algo não está bem a família imediatamente deve buscar o psiquiatra para ou diagnosticar o problema ou ajustar a medicação e orientar a conduta com esta pessoa.

Entretanto os casos mais complicados são aqueles em que o indivíduo não percebe que está com o pensamento, o comportamento e as percepções alteradas. Por não saber que está com um problema torna-se resistente a qualquer intervenção medicamentosa ou mesmo uma simples consulta.

Este quadro chama-se surto psicótico. Ocorre quando por algum motivo o indivíduo perde o contato com a realidade e mistura o real com o imaginário. Nestes momentos tem comportamentos muito alterados, podendo inclusive colocar-se em risco de morte ou prejudicar a terceiros sem intenção.

O que fazer em caso de surto psicótico?

Quando o indivíduo perde o senso crítico é necessário muita paciência da família. Mas principalmente é importante entender que esta pessoas pode estar passando por delírios ou alucinações. Ela realmente acredita em suas convicções. Portanto não é aconselhável discutir ou contrariá-la.

O melhor procedimento é entrar em contato com a emergência que irá levá-la em segurança a uma unidade de pronto-atendimento. Uma vez atendido este paciente o médico encaminhará para uma possível internação para estabilização do quadro psiquiátrico.

Instituto Leonardo Russo – Centro de Reabilitação Psicossocial é especializado em tratamentos de transtornos mentais e psiquiátricos. Contamos com uma sensacional estrutura pra a completa reabilitação desta pessoa. Entre em contato agora e saiba como podemos ajudar. Conheça nossa página no Facebook !