Transtornos mentais em crianças

Transtornos mentais em crianças. É durante a infância e a adolescência que o ser humano faz suas primeiras descobertas sobre o mundo que o cerca e sobre si próprio e sua relação com o meio. Durante este período de desenvolvimento podem surgir vários tipos de  transtornos mentais.

Como ocorrem os transtornos mentais em crianças

Os transtornos ou distúrbios mentais são situações excepcionais que provocam grandes alterações na vida destas crianças ou adolescentes. Oscilações de humor e do estado emocional, além de alterações de comportamento e dificuldades de aprendizado e memória.

Em regras gerais, quanto mais precocemente um transtorno psíquico manifestar-se em uma criança, maior será a sua gravidade. Porém o desenvolvimento desta pessoa na infância e adolescência costuma surpreender em níveis de reabilitação e melhora.

Uma criança com transtorno mental será um adulto doente?

Não em regra geral. Alguns transtornos mentais como por exemplo a esquizofrenia possuem uma evolução crônica de maior ou menor gravidade. Já alguns transtornos relacionados  ao desenvolvimento como o Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade ( TDAH) ou o Transtorno do espectro autista com o tempo podem melhorar.

Outros distúrbios como o Transtorno  bipolar pode ter uma estabilização duradoura mediante tratamento e acompanhamento contínuo.

Crianças podem ter depressão?

Sim, crianças podem desenvolver um transtorno de  depressão. Na verdade todas as faixas etárias, desde a infância, pré-adolescência e adolescência até a idade adulta podem desenvolver este tipo de transtorno mental. É de fundamental importância nestes casos fazer um estudo do meio onde esta criança ou adolescente está inserida e como esta sendo afetada. Dentro de cada faixa etária é necessário um histórico familiar e o estudo dos eventos desencadeantes.

Tratamento psiquiátrico para menores

O Instituto Leonardo Russo – Centro de reabilitação Psicossocial está capacitado para o atendimento e tratamento de jovens adolescentes com transtornos psiquiátricos. O Estatuto do menor e do adolescente faz algumas exigências que somos aptos a cumprir. Entre em contato e saiba como podemos ajudar. Visite nossa página no Facebook !