Uma Psicose: A paranóia

Vamos falar neste artigo sobre uma psicose: A paranóia.

Características de uma psicose: A paranóia.

Na paranóia o que se observa é que apesar de haver uma percepção alterada das situações, existe uma clareza e preservação da consciência. A paranóia é sim um transtorno e uma forma de distúrbio psiquiátrico. Porém o indivíduo paranóico mesmo com suas certezas em relação aos delírios e percepções do mundo que o cercam, não perdeu totalmente a clareza das situações. Entretanto ele acredita assim que abriu os olhos para um mundo real que para ele não era claro e continua assim invisível para os outros.

A paranóia é um transtorno delirante. Estes delírios podem estar relacionados a ciúmes, mistificações, perseguições, megalomanias entre outros. O delírio paranóico é a certeza de que há um outro além dele mesmo em diversas manifestações. E é este outro que o observa, o trai, o persegue, o ajuda ou o prejudica. Uma das características mais marcantes no indivíduo paranóico é de que todo o sentido do universo converge para ele mesmo.

Eu e o outro: significação

Na paranóia existe a preservação do eu, do outro e das coisas para o indivíduo. Existe a percepção de um outro mas o “Eu” e o “Outro” não se misturam. O outro pode estar muito perto, mais ainda é uma coisa distinta.

Na paranóia podemos dizer que existe a presença muito próxima, mesmo à flor da pele. Em qualquer pessoa considerada normal, a simples aproximação de outra pessoa pode nos fazer dar um passo atrás. Agora imagine esta sensação constante. Daí a origem dos delírios descritos anteriormente.

O Instituto Leonardo Russo é especializado no tratamento de transtornos mentais e comportamentais e também de dependências químicas e do uso abusivo de álcool. Entre em contato agora e saiba como podemos ajudar. Visite nossa página no Facebook !