Transtorno Bipolar: Vamos conhecer

O transtorno bipolar é  uma doença que afeta algumas pessoas alternando  episódios de euforia ou manias com períodos de depressão. Também é comum  que estes sintomas ocorram simultaneamente. 

Uma pessoa com transtorno bipolar quando está em período de crise ou de mania,  fica mais falante e impulsiva. Apresenta um aumento da  energia mental e física e pode demonstrar sinais de obsessão. Estes sintomas  podem  cessar repentinamente ou mesmo necessitar de tratamento ambulatorial, medicamentoso ou mesmo de internação.

No quadro oposto esta pessoa apresenta períodos  depressão, falta de perspectiva , sonolência e falta de energia. Pode também apresentar apatia, lentidão ou  períodos  de intensa irritabilidade. Esta fase da doença apresenta extrema ansiedade,  episódios de pavor e pânico,  pensamento muito acelerado, angustia e desespero.

Problemas comportamentais do transtorno bipolar

Nestes momentos surge a idéia de beber para relaxar, ou fazer uso de drogas como a  maconha para buscar alívio desta tensão. Outras pessoas passam a tomar mais tranquilizantes para aliviar deste desespero, acarretando com isso, a confusão dos diagnósticos.

Com tudo isso aumentam os riscos de desenvolver a dependência química ou o alcoolismo. Podem ocorrer quebras de relacionamentos , perdas financeiras e materiais por comportamentos compulsivos.A pessoa pode tentar colocar em prática idéias irreais, gerando gastos desnecessários, por conta do aumento da impulsividade, o que pode ocorrer mesmo durante a depressão.

Quem deve fazer o diagnóstico do transtorno bipolar?

Por estes motivos o diagnóstico do transtorno bipolar não é fácil, exigindo muito conhecimento e especialização por parte do psiquiatra. Este profissional irá levantar junto ao paciente e familiares se existem outros membros na família com problemas de depressão,  de alcoolismo, ou  algum quadro psicótico entre outros , para auxiliar no fechamento de um diagnóstico preciso. Uma vez diagnosticado, o profissional irá determinar o melhor tratamento para o momento do paciente, seja ambulatorial ou internação em clinica especializada.

O Instituto Leonardo Russo é especializado em tratamento do transtorno bipolar, entre em contato e saiba como podemos ajudar.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *