A depressão emocional é um transtorno grave
A depressão emocional. Todas as pessoas irão vivenciar e passar por momentos de tristeza em suas vidas. Afinal, coisas ruins acontecem. E todos nós estamos sujeitos a receber más notícias ou a viver momentos desagradáveis. Mas e quando a tristeza não passa? E quando deixo de sentir prazer na vida e não tenho mais esperança que a vida trará também coisas boas ?
Diferença entre tristeza e a depressão emocional
A tristeza é um sentimento. Quase sempre vem após um desgosto, uma decepção, uma frustração ou saudades de algo que não mais voltará. A tristeza é natural do ser humano. Ela alterna-se com outros sentimentos, inclusive a alegria.
A depressão não é um sentimento. Na realidade é um transtorno psíquico. A tristeza persistente é um dos vários sintomas da depressão. Ela pode durar semanas, meses ou até anos quando não tratada. Esta situação é conhecida atualmente como transtorno depressivo maior.
O que é o transtorno depressivo maior
A depressão é um dos transtornos mais comuns em todo o mundo. Também é considerado um dos mais incapacitantes prejudicando até mesmo a economia dos países pelo elevado número de afastamentos do trabalho.
O transtorno depressivo maior é caracterizado pelo humor negativo constante na pessoa. Também uma auto estima muito baixa e a perda do interesse em atividades que antes traziam prazer. Esta pessoa permanece assim pela maior parte do dia e durante muito tempo.
Pessoas com depressão tem uma percepção do mundo ao seu redor bem diferente das pessoas sem depressão. Os pensamentos negativos e o sentimento de que nada dará certo são comuns. Como possuem uma auto imagem negativa, magoam-se com facilidade e tendem a buscar o isolamento. Quando tentam socializar-se, preferem a companhia de pessoas que também pensam da mesma maneira. Estes comportamentos alimentam ainda mais a doença que tende assim a permanecer e agravar-se.
O tratamento da depressão no Instituto Leonardo Russo
O Instituto Leonardo Russo é especializado no tratamento de transtornos mentais e comportamentais entre eles a depressão. Entre em contato agora e saiba como podemos ajudá-lo. Visite também nossa página no Facebook !