O comportamento suicida

O comportamento suicida. Um grande enigma para a ciência são as motivações que levam um indivíduo a ter pensamentos de atentar contra a própria vida. Este comportamento vai contra o instinto primário da auto preservação e é alvo de muitos estudos.

A ideação e comportamento suicida

O comportamento inicia-se a partir de algo chamado ideação suicida. A ideação é um pensamento obsessivo e persistente. Pode ter origem em transtornos mentais ou sentimentos fortes e constantes de teor negativo. Estes pensamentos negativos estão presentes em nossas vidas. Eles geralmente são rapidamente dissipados. Porém em algumas situações continuam por muito tempo. Um dos motivos destes pensamentos é a desesperança.

Como diz a própria frase, desesperança é a falta de esperança em um futuro melhor, ou em uma mudança significativa do sentimento. É comum em estados agudos de estresse, na depressão ou em episódios negativos de alguns transtornos mentais.

Em sua maior parte, nós não desejamos de fato tirar a vida. Mas sim eliminar o sofrimento, que por algumas vezes pode parecer insuportável. O fato de não mais acreditarmos que é apenas uma fase, e que por maior que seja o problema, podemos superá-lo, pode levar a uma ideação suicida.

O que fazer diante desta situação de sofrimento

O primeiro passo quando se observa um pensamento frequente e obsessivo de ideação suicida é o de procurar ajuda profissional. O médico psiquiatra irá buscar o diagnóstico de algum provável transtorno. Mas são as psicoterapias que irão levar o indivíduo a encontrar a origem de seu sofrimento. Um trabalho voltado ao desenvolvimento da inteligência emocional e da busca deste equilíbrio irá ajudar e muito na reversão do quadro.

Estudos apontam que suicídios também estão bastante a inexistência de um propósito de vida. Todos temos um propósito em nossas vidas. O desenvolvimento de uma boa relação com a espiritualidade,  com o ser interior e a formação de uma  auto imagem boa melhoram a qualidade de vida.

O tratamento no Instituto Leonardo Russo

O Instituto Leonardo Russo é especializado no tratamento de transtornos mentais e comportamentais que podem levar ao suicídio. Ligue agora ou entre em contato no whatsapp 15 99711-0929 e saiba como podemos ajudar. Também conheça nossa página no Facebook!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *