Tentativas de suicídio e transtornos mentais

Tentativas de suicídio e a relação com transtornos mentais. Pesquisas recentes mostram que mais de noventa por cento dos casos de ideação suicida estão relacionada as algum caso de transtorno mental. Este dado alarmante deve levar-nos a refletir sobre o caso.

Relação de transtornos mentais e tentativas de suicídio

A principal fonte de dados sobre os números e a relação entre transtornos mentais e suicídio é a organização mundial da saúde. Todos os anos são registrados cerca de oitocentos mil casos de suicídio em todo o mundo. Estudos realizados na Europa demonstram  que os casos de tentativas frustradas podem ser até quarenta vezes mais.

Estes estudos mostram algum números que devemos prestar atenção. Em uma visão global, países desenvolvidos ou em desenvolvimento apresentam maior número de suicídios. Nestes países, a incidência é maior entre os homens e cerca de noventa por cento estão relacionados a algum transtorno mental.

Porém quando falamos em tentativas de suicídio, a incidência em mulheres é maior. Estes números levam o problema do suicídio ou suas tentativas para caso de saúde pública. Isto devido ao fato de em grande parte das vezes provocar a incapacitação deste indivíduo para o trabalho ou o retorno a vida social.

Principais transtornos relacionados ao suicídio

Os fatores mais observados foram episódios depressivos em quase quarenta por cento dos casos. Estes episódios podem ser provocados pelos mais variados transtornos mentais. A dependência química em pouco menos de trinta por cento. Porém se considerarmos o abuso de álcool estes números também aumentam. Também casos de estresse pós-traumático e esquizofrenia apresentaram números bastante consideráveis.

O Instituto Leonardo Russo e a prevenção ao suicídio

O Instituto Leonardo Russo é uma clinica hospitalar onde trata-se de maneira individualizada os transtornos mentais e dependências. Uma das maneiras mais eficazes de prevenir uma tentativa de suicídio é o diagnóstico preciso de transtornos relacionados a estes riscos. Entre me contato agora pelo telefone ou whatsapp 15 99711-0929 e saiba como podemos ajudá-lo. Visite nossa página no Facebook .

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *