O álcool como fuga dos problemas

O álcool como fuga dos problemas. Os tempos atuais com sua tecnologia e facilidades deveriam proporcionar uma melhor qualidade de vida para o ser humano. Entretanto percebemos exatamente o contrário. Estamos adoecendo e principalmente no que refere-se á saúde mental.

Saúde Mental: O álcool como fuga dos problemas

Desde o útero materno, o primeiro órgão a desenvolver-se juntamente com o coração, porém no cérebro é a chamada amígdala cerebral. Ela é responsável por inúmeras funções importantes. Porém uma delas destaca-se. É nela que surge a ansiedade, que é a nossa motivação para seguirmos em busca de todas as coisas. Vale lembrar que o primeiro choro da criança ao nascer é o pedido por saciar a fome e o aconchego do colo. Isto é provocado pela ansiedade. O segundo choro, já vem com alguma tensão provocada pelo medo, logo transformado em raiva até ser satisfeito.

Este modelo de comportamento repete-se ao transcorrer da vida. Somos tomados por expectativas e desejos. Buscamos ansiosamente por prazer e satisfação de nossas vontades. Não queremos que estas sensações terminem. Mas elas acabam e chega o fim.

Busca de prazer e compulsão.

O homem primitivo tinha como resultado da ansiedade o seu maior fator de medo e estresse: a luta pela sobrevivência. Tinha medo de ser a presa e principalmente o medo da noite. Até hoje, ás vezes temos medo da noite, principalmente quando nos sentimos sós. A evolução da sociedade trouxe o fogo e técnicas de armazenar alimento. Depois vieram as ferramentas , armas e a tecnologia com a geladeira o microondas e os aparelhos celulares. Agora estamos na geração dos smartphones e mídias digitais.

Porém a angústia aumentou. A necessidade da busca do prazer e a banalização dos mesmos apenas aumentou a ansiedade e o medo de perder o prazer. A cada dia as coisas que nos proporcionam prazer são mais sofisticadas e difíceis de encontrar. E quando as encontramos duram muito pouco e precisamos de sempre mais.

Nestes momentos surgem oportunidades e experimentamos algo como o álcool e as drogas. nem todos irão transformar estas experiências em vícios ou dependências, mas existe em algumas pessoas fatores de risco.

Clinica Hospitalar Instituto Leonardo Russo

Sabendo da origem dos transtornos mentais a Clinica Hospitalar Instituto Leonardo Russo desenvolveu uma metodologia voltada para a reabilitação social destas pessoas afetadas pelo alcoolismo, dependência química, ansiedade, depressão e transtornos psiquiátricos. Entre em contato e saiba como podemos ajudar. Ligue agora para o telefone ou whatsapp 15 99711-0929 . Visite nossa página no Facebook !

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *