Transtorno bipolar e prevenção das crises

Transtorno bipolar e prevenção das crises. O transtorno bipolar como descrevemos em artigos anteriores do blog do Instituto Leonardo Russo. É um transtorno de humor caracterizado por alternância entre períodos de baixa energia ou depressivos com períodos de mania.

O transtorno bipolar e prevenção das crises : É possível ?

Esta alternância entre os dois polos de humor na pessoa é o define o nome transtorno bipolar. Existe o pólo da depressão. Este é o momento  onde a pessoa apresenta episódios de desânimo muito forte, apatia e desinteresse por atividades prazerosas. Também é presente um sentimento de tristeza e desesperança e falta de energia.

Em contraponto existe também o polo da mania, onde ocorre o oposto. Nestes episódios a uma agitação muito grande, sentimento de euforia, excesso de fala. Também é comum o aumento da agressividade e megalomanias. Gastos excessivos e compulsões inclusive no comportamento sexual. Tudo provocado pelo grande acumulo de energia nesta fase do transtorno.

O que pode ser feito para evitar as crises

Em primeiro lugar é imprescindível o diagnóstico pelo psiquiatra. E este não é um diagnóstico fácil uma vez que pode ser confundido os sintomas caso não exista um acompanhamento. Os estados alternados de humor são  estabilizados através de medicamentos. Porém ainda existe a necessidade de acompanhamento médico periódico para ajuste destas medicações.

Do ponto de vista terapêutico, o conhecimento da pessoa de como o transtorno  atua em seu emocional e comportamental é a chave. Entendemos que as pessoas não são iguais. E todos nós, de acordo com as experiências que tivemos durante a vida, desenvolvemos maneiras diferentes de reagir diante das situações. Entendendo nossas emoções, podemos antecipar episódios e buscar o profissional de saúde mental antes do auge de uma crise.

O Instituto Leonardo Russo e seu tratamento para o transtorno afetivo bipolar

O Instituto Leonardo Russo tem como especialidade o diagnóstico e tratamento dos transtornos mentais. Entre em contato agora no whatsapp ou ligue 15 99711-0929 e saiba como podemos ajudá-lo. Visite também nossa página no Facebook.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *