Desequilíbrio emocional na adicção

O desequilíbrio emocional na adicção. O termo adicção é um termo muito utilizado quando nos referimos á dependência química. Mas podemos utilizá-lo para significar qualquer compulsão ou mesmo dependências psicológicas ligadas a vícios.

Quando surge o desequilíbrio emocional na adicção

Na verdade é a adicção que surge devido ao desequilíbrio emocional. É interessante saber o quê  consideramos como desequilíbrio nas questões emocionais. Sabemos que  algumas pessoas quando diante situações ou experiências negativas perdem a “linha”. Isto significa que explodem em acessos de raiva, tristeza, ansiedade e outras emoções.

Desde que uma pessoa nasce, ela recebe estímulos positivos e negativos. Uma criança absorve nos primeiros anos de vida a maior parte das sensações e experiências que irão moldar sua personalidade. Entretanto uma outra característica que desenvolve-se desde a infância são as crenças. São estas crenças que irão determinar como vamos reagir emocionalmente diante das situações. Também desenvolvemos a auto imagem nesta fase até a adolescência.

Inteligência racional e inteligência emocional

Podemos imaginar nosso cérebro em duas partes. Um dos lados é o responsável pelo raciocínio lógico, pelo aprendizado e é cartesiano, calculista. O outro é responsável pela tomada de decisões, criatividade e ousadia.

Antigamente acreditava-se que pessoas extremamente inteligentes na área racional, que possuem um quociente de inteligência mais alto, seriam mais bem sucedidas na vida. Entretanto os estudos comprovaram exatamente o oposto. Quem mais alcança seus objetivos são aquelas pessoas com o quociente emocional mais elevado.

Inteligência emocional é a capacidade de identificar suas próprias emoções, e usar a racionalidade para colocá-las em equilíbrio e controle. Por isso o desenvolvimento de uma boa auto estima é fundamental para a evolução da inteligência emocional.

Adicção e inteligência emocional

Compulsão, a baixa auto estima, a dificuldade em estabelecer metas e objetivos. Assim como a  facilidade em abandonar projetos diante da primeira dificuldade é uma característica da adicção. Porém podemos melhorar a qualidade de vida destas pessoas desenvolvendo através de técnicas a inteligência e o equilíbrio emocional .

O Instituto Leonardo Russo é especializado em tratamentos de dependência química, alcoolismo, quadros emocionais e psiquiátricos. Saiba agora como podemos ajudar pelo telefone e whatsapp 15 99711-0929. Visite também nossa página no Facebook !

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *