O estresse e a síndrome de Burnout

O estresse e a síndrome de burnout. É comum que após um dia intenso de atividades tenhamos cansaço. Este cansaço pode se ser físico ou mental. Após uma boa refeição, um momento de relaxamento e uma noite de sono despertamos renovados.

A diferença entre o estresse e a síndrome de Burnout

Este estado de cansaço pode tornar-se permanente e não desaparecer após o sono. Quando isto acontece por um razoável período de dias devemos considerar a hipótese de um problema de saúde.
Esta pessoa pode estar com uma alimentação inadequada ou uma dificuldade com o sono. Pode também estar vivendo situações de limites emocionais. Também pode estar passando por momentos de preocupação excessiva ou pressões profissionais e pessoais.

Atenção aos sinais de estresse

Uma pessoa pode sentir-se extremamente pressionado por ele mesmo e suas próprias exigências. Da mesma forma o desempenho no trabalho e as exigências em mercado competitivo também podem levar a pessoa ao limite.
Neste momento a pessoa precisa compreender que todos temos um limite emocional suportável. É esta capacidade de suportar as pressões e retornar ao estado emocional anterior que chamamos de resiliência.

Quando este limite é ultrapassado entramos em colapso. Um destes colapsos é a síndrome de burnout. Burnout significa queimar para fora toda a energia fisica e mental. Os sintomas mais importantes são a fadiga e dificuldade de concentração. Também é comum a perda de prazer no trabalho e apresentar quadros depressivos e irritabilidade.

Este quadro é o de exaustão da capacidade laboral. O Estresse apresenta os sinais que irão levar á síndrome de burnout , também conhecido como síndrome do esgotamento profissional.

O tratamento do Estresse no Instituto Leonardo Russo

O Instituto Leonardo Russo é um hospital clinica especializado em transtornos psíquicos, emocionais, mentais comportamentais e psiquiátricos. Possui uma equipe multidisciplinar composta por médicos , psicólogos, terapeutas , enfermeiros, nutricionista, farmacêutico entre muitos outros extremamente competentes para oferecer a melhor abordagem para cada caso.

Saiba como podemos ajudar ligando agora para o telefone ou whatsapp 15 99711-0929. Conheça nossa página no Facebook !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *