Crise familiar e dependência química

Diariamente o familiar de  um dependente químico ou alcoólico tem a sensação de impotência. Este sentimento muitas vezes pode trazer a idéia de abandono e solidão diante do problema. Pensamos em desistir desta difícil luta. É o momento em que a crise familiar invade o lar e assola os sentimentos. Compartilhar estes problemas é uma excelente ferramenta de escape emocional e revigorante motivacional.

De que maneira a  crise familiar nos afeta

A crise nos abala emocionalmente. É quando sentimos que chegamos ao limite e começamos a apresentar alterações mentais e comportamentais. Sim, também adoecemos emocionalmente, e isto não é motivo de vergonha.

Você não está sozinho. Você também é um ser humano e precisa ser lembrado que possui uma vida para cuidar em primeiro lugar: A sua.

Em primeiro lugar imagine que está em sua casa. Deveria sentir-se seguro e amado, e compartilhando deste sentimento com os seus. Entretanto o que o consome neste momento é frustração, raiva, medo. Sente-se confuso e perdido.

A frustração pode vir quando mais uma vez o seu filho nega-se a aceitar uma responsabilidade ou desaparece por dias. Nos frustramos quando um de nossos pais mais uma vez estraga uma reunião, ou um aniversário, ou uma data importante. Frustração nos traz raiva e revolta, então de novo começam as brigas e discussões.

O medo e a culpa na família

Podemos nos sentir perdidos e com medo em nossa própria casa. Quando este familiar volta drogado ou bêbado, gritando e ameaçando. Quando de novo quer dinheiro ou retira algo que foi adquirido com trabalho e dedicação. Quando nos sentimos incapazes de qualquer reação.

Então este familiar vitima-se, culpa a tudo e a todos pelo seu comportamento. E a família fragilizada, absorve esta culpa, e também vitimiza-se. E assim, a crise recomeça e se alimenta e cresce.

Quebrando o ciclo de vitimização

O Instituto Leonardo Russo é especializado em tratamento de dependências química e alcoólica,  transtornos mentais e comportamentais. Dentro de sua programação está a orientação e o tratamento familiar.

Entendemos seu problema e queremos ajudar. Entre em contato agora e saiba como!

Deixe seu comentário e visite nossa página no Facebook !