Tratamento do uso de cocaína

Existem diversos tipos de drogas e substâncias legais e ilegais  utilizadas para alterar o estado psíquico do usuário. A cocaína é uma das mais utilizadas principalmente de forma considerada recreativa. Porém  o uso contínuo da substância aumenta gradativamente levando ao transtorno da dependência química. É o momento de buscar o tratamento do uso de cocaína.

Como é realizado o tratamento do uso de cocaína

A dependência da cocaína, como qualquer dependência química, tem causas multifatoriais. O Instituto Leonardo Russo desenvolve após entrevista com o paciente e seus familiares o Projeto Terapêutico Singular. Este projeto é elaborado considerando as características individuais da pessoa.

Não importa se esta pessoa veio para o tratamento por decisão própria ou por indicação médica. Também para efeitos de tratamento não leva-se em consideração o tipo de internação, no caso se foi voluntária ou não. Estes são detalhes, o tratamento é algo que vai além da desintoxicação.

Já que abordamos este assunto, é muito importante entender que a desintoxicação não é o tratamento do uso de cocaína. Ela apenas faz parte da primeira etapa deste tratamento.

Aprendendo a superar dificuldades com o tratamento do uso de cocaína

É necessário compreender quais foram os fatores que levaram a pessoa ao uso inicial de substâncias. Qual é a história de vida que esta pessoa trás, como foi sua infância e qual o meio em que cresceu. Quais são suas dificuldades emocionais e suas habilidades.

É comum em dependentes químicos a dificuldade em resolver problemas e encarar responsabilidades. As psicoterapias individuais e em grupo, as questões diárias a serem levantadas nas reuniões irão trazer questionamentos e reflexões.

O atendimento médico é o suporte para a estabilização deste paciente. O Instituto Leonardo Russo conta com uma equipe médica especializada para dar todo o cuidado clinico e psiquiátrico. A enfermaria atua em plantão permanente.

O Instituto Leonardo Russo conta com uma equipe médica especializada para dar todo o cuidado clinico e psiquiátrico
O Instituto Leonardo Russo conta com uma equipe médica especializada para dar todo o cuidado clinico e psiquiátrico

O que o Instituto Leonardo Russo – Centro de Reabilitação Psicossocial almeja é o retorno desta pessoa ao seu meio social, profissional e familiar de forma feliz e permanente. Compreendemos as dificuldades que todos os que cercam a pessoa portadora deste transtorno estão passando. Queremos ajudar. Entre em contato agora e saiba como!