Síndrome do pânico : Causas e sintomas
Entre os transtornos mentais relacionados à ansiedade, a síndrome do pânico é um dos mais desagradáveis e tem tornado-se cada vez mais comum em nossa sociedade. Com sintomas muito semelhantes aos de um ataque cardíaco, tem sido alvo de estudos para a determinação de sua origem e busca de tratamento.
Sintomas da síndrome do pânico
Os principais sintomas relacionados à síndrome do pânico são suor frio, inclusive nas mãos e acompanhado de aceleração brusca dos batimentos cardíacos. Iniciam-se sem motivo aparente. Acontecem acompanhados de pensamentos de angustia e sentimento de grande perigo e sensação de risco de morte.
Pessoas que passaram pela experiência desagradável da crise de pânico relatam a clara sensação de estavam prestes a morrer. Como os sintomas são muito parecidos ao de um ataque do coração, geralmente esta pessoa busca um serviço de pronto atendimento.
Os médicos realizam eletrocardiogramas e exames cardíacos e após a constatação de que não houve nada relacionado a sensação vai embora. Porém este quadro costuma repetir-se, as vezes aumentando a frequência e sempre em situações corriqueiras, o que provoca grande perda de qualidade de vida.
Por que ocorrem os ataques de pânico
Os ataques de pânico ocorrem devido ao aumento brusco dos níveis de ansiedade na pessoa. Este estado mental provoca a liberação de neurotransmissores que irão provocar estes vários sintomas. O pânico é um sentimento comum a todas as pessoas quando encontram-se em situações de risco eminente.
É claro que as pessoas reagem de maneira mais ou menos controlada nestas situações. O transtorno da síndrome do pânico porém ocorre de forma desproporcional às situações. Pode ocorrer no elevador no trânsito parado ou no metrô. No túnel ou em meio a multidão, causando enorme constrangimento e riscos à integridade da pessoa.
Existe tratamento para transtorno da síndrome do pânico
O Instituto Leonardo Russo é especializado em transtornos mentais. Inclusive os relacionados à ansiedade, que é o caso da síndrome do pânico. Entendemos seu problema e queremos ajudar!
Entre em contato agora, deixe seu comentário e visite nossa página no Facebook !