Esquizofrenia e a psiquiatria
A Esquizofrenia e a psiquiatria. A Esquizofrenia está entre as doenças psiquiátricas mais estigmatizadas. Gera grande preconceito devido a desinformação e falta de compreensão inclusive por parte de profissionais e familiares. Vamos debater sobre este assunto tão importante.
Aprendendo sobre a Esquizofrenia
A esquizofrenia é considerada um dos transtornos mentais mais graves que existem. Isto deve-se ao fato de periódicamente o indivíduo ser acometido pelos surtos psicóticos. Os surtos psicóticos são episódios em que a pessoa perde o contato com a realidade.
Principais sintomas psicóticos na esquizofrenia
Um dos principais sintomas psicóticos são os delírios. Os delírios são alterações do pensamento que provocam um entendimento distorcido da realidade pelo indivíduo. Entre os delírios psicóticos estão a paranoia ou delírio persecutório, onde a pessoa tem a real impressão de estar sendo perseguida ou observada. Pode ocorrer delírios relacionados ao egocentrismo e espiritualidade. A pessoa passa a acreditar fielmente que tem poderes divinos e superpoderes paranormais, ou até mesmo messiânicos.
As alucinações são sintomas psicóticos, em que a pessoa tem uma percepção real e visível, sensível ou auditiva sobre fatos irreais e que não estão acontecendo de fato. Ouvir vozes, ter visões ou alucinações são extremamente reais para a pessoa que está sofrendo a psicose.
Consequências perigosas nos surtos psicóticos
O rompimento com a realidade trazendo delírios e alucinações assusta bastante o paciente. Suas reações não são agressivas no sentido de ataque mais principalmente na direção de defender-se do que acredita serem ameaças reais. Este estado é conhecido como a perda do senso crítico, onde o indivíduo não tem mais discernimento do real e imaginário.
Nestes casos esta pessoa pode colocar em risco a própria integridade física ou a de terceiros. Como esta pessoa perdeu o discernimento, o profissional de saúde pode encaminhá-la para uma internação involuntária para estabilização do quadro psicótico. A família é responsável pela permanência desta pessoa mesmo contra a vontade da mesma.
O Instituto Leonardo Russo é especializado em tratamento da esquizofrenia e outros surtos psicóticos. Entre em contato agora e saiba como podemos ajudar. Conheça nossa página no Facebook !