Hospital de Saúde Mental
Os desafios de um hospital de saúde mental:Instituto Leonardo Russo
Atualmente o Hospital de saúde mental tem como seu maior desafio derrubar preconceitos e estigmas. Através dos séculos os hospitais psiquiátricos foram sinônimo de castigo, sofrimento, privação de liberdade e desrespeito aos direitos humanos.
Os primeiros hospícios foram criados no oriente médio e surgiram na Espanha durante a invasão árabe no século quinze. Com o passar da história foram agregando juntamente com os chamados loucos todo o tipo de pessoa marginalizada. Eram os manicômios um lugar pior do que as prisões.
Como surge o modelo atual de hospital de saúde mental
Todas estas situações gravaram na crença popular e com justificada razão a imagem negativa tanto do lugar quanto das pessoas ali acolhidas. Com o tempo e a modernidade inúmeros médicos, psiquiatras, psicólogos e psicanalistas passaram a questionar a situação desumana dentro dos manicômios. Entra em cena então a reforma psiquiátrica em vários lugares do mundo e as modernas políticas antimanicomiais.
É muito importante sabermos diferenciar o regime manicomial usado no passado do tratamento psicossocial do moderno hospital de saúde mental. Os manicômios foram marcados pelos maus-tratos e abandono aos pacientes. Porém ainda existe tanto a necessidade quanto o direito a um tratamento humanizado e voltado a reabilitação psicossocial.
Instituto Leonardo Russo – Centro de reabilitação psicossocial
Pois é exatamente com esta moderna visão sobre os conceitos da medicina integrativa na saúde mental que o Instituto Leonardo Russo busca cuidar das pessoas assistidas por ele.
Aliando uma estrutura física formidável e acolhedora ao acompanhamento médico especializado. Ainda permitindo conforme a análise de cada caso uma diversidade de técnicas psicoterapêuticas.
O Instituto Leonardo Russo é um centro de reabilitação psicossocial com a responsabilidade clínica de um moderno hospital de saúde mental. Nossos objetivos vão além dos cuidados médico psiquiátricos.
Fazemos a reabilitação física, psicológica, espiritual e social do ser humano. Procuramos maximizar suas potencialidades para que retorne ao seu meio social consciente de sua importância e de sua capacidade em superar desafios.