Internação em clínica psiquiátrica.

Algumas perguntas são frequentes quando o tema é internação em Clínica Psiquiátrica. A internação funciona? O tratamento em hospital psiquiátrico é eficaz? Realmente é necessário um tratamento em regime de internação psiquiátrica?

A lei permite a internação em clínica psiquiátrica?

A atual legislação foi baseada principalmente em situações onde o bom senso deve prevalecer. Então foram determinadas situações onde a pessoa pode ser encaminhada à clínica psiquiátrica. Quando e de que maneira isto deve ocorrer de maneira efetiva visando o bem-estar e a segurança do paciente e de sua família.

Os órgãos competentes têm o dever de instruir a família e a sociedade. O portador de um transtorno mental possui o direito a tratamento em hospital psiquiátrico quando sua vida estiver em risco ou a de terceiros.

Quais as situações previstas em lei para a internação psiquiátrica?

Instituto Leonardo Russo e Internação em Clínica Psiquiátrica
Internação em Clínica Psiquiátrica no Instituto Leonardo Russo

Uma das principais situações para a internação psiquiátrica mesmo contra a vontade do paciente é a do risco de morte. Isso pode ocorrer por exemplo em casos de depressão grave, após a avaliação psiquiátrica, quando há o risco eminente de suicídio. Este é um dos vários casos onde a internação em hospital psiquiátrico é eficaz.

Outra situação onde é indicada a internação é o risco a terceiros. Pode ocorrer em casos de surtos psicóticos violentos. A perda do senso crítico pode levar a casos de homicídio ou lesão corporal grave. Desta maneira preserva-se a integridade física das pessoas envolvidas.

Outras situações de indicação para clínica psiquiátrica.

Uma situação onde a internação psiquiátrica é eficaz é o caso de exposição social do paciente. Isto ocorre quando a pessoa perde o controle sobre o transtorno, como por exemplo trabalhar sobre efeito de drogas ou embriagado. Geralmente estas situações podem levar à perda do emprego, fim de relacionamentos sociais e afetivos e ao desencadeamento de outros transtornos.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *