PTS – Projeto Terapêutico Singular
O Projeto Terapêutico Individual, ou Projeto Terapêutico Singular como também é conhecido, foi cuidadosamente desenvolvido pela equipe de profissionais do Instituto Leonardo Russo . Tem o objetivo de servir de instrumento potencial no cuidado aos pacientes que demandam cuidados de serviços especializados em saúde mental. Além de ferramenta de organização e sustentação das atividades do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, baseadas nos conceitos de corresponsabilização e gestão integrada do cuidado.
O PTS se configura como um conjunto de condutas terapêuticas articuladas. É fruto da discussão da nossa equipe de profissionais especializados aqui do Instituto Leonardo Russo e sua equipe multidisciplinar. Conta com apoio e supervisão do médico responsável, caso necessário podendo ser usado para um individuo ou coletivo.
O Projeto Terapêutico Singular
O termo Projeto Terapêutico Singular foi escolhido pelo Instituto Leonardo Russo baseado nos valores da nossa Instituição. Prezamos pelo convívio coletivo mas dando atenção as necessidades de cada individuo. Também pode atuar para famílias, grupos e também caso a caso com as peculiaridades de cada ser humano.
Não necessariamente apenas para um sujeito (BRASIL, 2007). Os projetos Terapêuticos Singulares são construídos com base nas necessidades de saúde de cada usuário. Deve-se observar uma relação de caráter horizontal entre os usuários e profissionais. Também é importante considerar a história de vida dos sujeitos, suas subjetividades e singularidades (PINTO, 2011).
Cada pessoa possui sua própria história de vida. Os elementos que aconteceram e influenciaram a cultura e as crenças desta pessoa devem ser respeitados e levados em consideração. Quando elabora-se um plano de ação terapêutico, a finalidade e elevar as potencialidades e desenvolver às áreas da vida que encontram-se fragmentadas.