Dependência Química
O que é Dependência química
A dependência química é uma condição física e psicológica causada pelo uso abusivo de substâncias psicoativas. Entre estas substâncias estão o álcool, as drogas ilegais e legais, e alguns medicamentos, principalmente os de uso controlado. Devido ao frequente uso destas substâncias, o indivíduo torna-se cada vez mais dependente das mesmas, tendo como consequência sintomas que afetam o sistema nervoso.
O que caracteriza a síndrome de abstinência na dependência química.
Quando este indivíduo deixa de consumir, sente o desconforto da desintoxicação. Ela manifesta-se através de irritação, insônia, confusão mental, alucinações, convulsões, desejo muito forte de consumir a droga, desespero. Também aparecem alterações comportamentais como afastamento social, descuido consigo mesmo e com a sua aparência, entre outros.
A fissura e o autoengano estão entre os principais motivos que impedem o abandono das drogas por parte dos dependentes químicos.
O transtorno da dependência química é uma doença.
A dependência química é considerada uma doença crônica, causada pela necessidade física e psicológica do indivíduo de buscar o prazer e a fuga da dor causada pelos problemas cotidianos que não consegue mais lidar de maneira consciente.
Quando uma pessoa recorre a uma substância de maneira constante buscando relaxamento, ao final deste efeito, a ansiedade volta de maneira descontrolada. É o organismo demonstrando o aumento da tolerância a aquela substância e os sinais de abstinência ficam mais agressivos e evidentes.
Estes fatores acabam provocando a necessidade de voltar a consumir a droga em quantidade maior. Também é comum substituir por outra de efeito mais devastador e reiniciar o ciclo, que torna-se cada vez mais frequente .
O grau de dependência varia de acordo com a substância de preferência e a frequência de consumo . Uma das áreas mais afetadas de um dependente químico é a psicológica, alterando drasticamente seu estilo de vida e a suas relações interpessoais, levando por vezes ao isolamento, à criminalidade, à discriminação e finalmente à morte.
O tratamento dependência química no Instituto Leonardo Russo
O Instituto Leonardo Russo – Centro de Reabilitação Psicossocial oferece para cada pessoa por ele assistida o método terapêutico mais eficaz. Também buscamos levar orientação familiar aos próximos, trazendo o restabelecimento da saúde mental e física e a completa reintegração social do mesmo.
O tratamento individualizado permite resolver as causas que levaram o paciente à Dependência Química, não importando qual a substância de preferência do mesmo. Sendo assim, somos capacitados para atender os seguintes casos entre outros:
Tratamento da dependência de álcool e drogas em adultos feminino e masculino.
Tratamento da dependência de álcool e drogas adolescentes feminino e masculino. Tratamento do alcoolismo.
Tratamento do uso do crack.
Tratamento do uso da cocaína.
Tratamento do uso da maconha.
Tratamento do uso de psicotrópicos – Farmacodependência.
Tratamento do uso de anabolizantes e drogas sintéticas.
Entre em contato agora com o Instituto Leonardo Russo e saiba como podemos ajudar.