Distimia: Doença do mau humor
A distimia é mais conhecida como doença do mau humor. É um transtorno muito comum atualmente e com sintomas muito parecidos ao da depressão. Entretanto o maior problema com este transtorno está relacionado à falta de conhecimento sobre suas causas e a frequente associação à personalidade do indivíduo.
Características da distimia
A distimia não tem relação com a personalidade. Na realidade é um transtorno de humor. É caracterizado pela presença de tristeza, humor deprimido e melancolia durante a maior parte do tempo diário. Também apresenta estes sintomas por muito mais tempo do que os episódios depressivos de outros transtornos.
Alterações do sono, do apetite e da concentração também são frequentes. A baixa auto estima e o pessimismo são muito recorrentes, assim como a falta de energia e sensação de fadiga.
Qual a diferença entre doença do mau humor e depressão ?
A depressão utiliza critérios diagnósticos diferentes. Porém a principal diferença está relacionada à duração do transtorno. Para um doença ser diagnosticada como um transtorno de distimia o humor deprimido necessita ser acompanhado por pelo menos dois anos. Isto nos adultos.
Em crianças o diagnóstico pode ser feito quando os episódios persistirem por pelo menos um ano. É comum em crianças não apresentarem como sintoma humor deprimido e sim a presença de irritabilidade.
Outra diferença é que os sintomas são em geral mais leves do que nos episódios depressivos. Entretanto são mais prolongados. Por este motivo existe uma tendência em alterar o nome de transtorno de distimia. O termo mais adequado é o de transtorno depressivo persistente.
Quais os danos provocados por este transtorno de humor persistente?
Vimos portanto que a distimia é um transtorno depressivo de duração longa com sintomas mais leves do que a depressão. Este fator é o que provoca maior prejuízo à qualidade de vida do portador. É fato que transtornos com picos mais severos entretanto com menor duração também provocam danos. Mas episódios longos deixam prejuízos permanentes, por isso a necessidade de tratamento especializado.
O Instituto Leonardo Russo é especializado em transtornos mentais e comportamentais e no tratamento de dependências. Entre em contato e saiba como podemos ajudar!
Visite nossa página no Facebook!