Sentimento. Como está o seu agora?
Gostaria que você fizesse uma pergunta extremamente importante para si mesmo. Como está o seu sentimento agora? Quais foram os sentimentos que você experimentou hoje e principalmente, como você os expressou!
Muitas pessoas tem uma enorme dificuldade em expressar seus sentimentos. Durante o dia experimentamos diversas situações que podem alterar nossos sentimentos. Isto é algo comum a quase todas as pessoas. Porém transmitir de maneira inteligente e assimilar sentimentos negativos como a tristeza, angústia ou raiva é algo difícil para alguns.
Sentimento e Emoção
Os sentimentos na verdade são conceitos. Podemos conversar a respeito de alegria ou tristeza sem as sentirmos, apenas descrevendo suas sensações. A emoção porém é quando vivenciamos estes sentimentos e como eles manifestam-se em nós.
Por exemplo a raiva. Podemos estar calmos e falarmos sobre as suas características. Porém ao sentirmos a raiva, manifestaremos individualmente esta emoção da maneira com que cada qual aprendeu a lidar com este sentimento!
É justamente este aprendizado ou esta capacidade de lidarmos com nossas emoções que definimos como equilíbrio emocional. Sim, o equilíbrio emocional é algo que pode ser desenvolvido. Nós, seres humanos, possuímos razão e emoção. E precisamos equilibrar estes dois fatores para cuidarmos de nossa saúde mental e melhorarmos nossa qualidade de vida.
Trabalhando a Inteligência Emocional
Todos nós já ouvimos falar ou conhecemos pessoas com alto grau de QI. Isto significa Quociente de inteligência. É apenas um fator que através de testes mede a inteligência racional das pessoas. Durante muito tempo acreditava-se que quanto maior a inteligência racional de uma pessoa, mais sucesso ela teria em realizar seus objetivos.
A evolução das neurociências mostrou que isto necessariamente não acontece. Aliás todo mundo conhece um gênio fracassado! O fato é que sem Inteligência emocional não conseguimos desenvolver a confiança, a ousadia e enfrentar o medo que cerca todas as decisões que precisamos tomar.
O Instituto Leonardo Russo também utiliza das neurociências e do do desenvolvimento da estrutura emocional para que seus hóspedes em tratamento alcancem seus projetos e seus propósitos de vida.
Podemos ajudá-lo, entre em contato e conheça nosso trabalho.
Visite nossa página no Facebook.