Abuso na infância e transtornos mentais

Abuso na infância e transtornos mentais. Este é um tema bem delicado de se tratar. Nunca sabemos ao certo aonde os abusos sofridos na infância podem levar as Patologias na vida adulta.  Podem ocorrer neuroses crônicas, Esquizofrenias e Transtornos de personalidade sociopata/psicopata entre outras. Vamos neste artigo explanar um pouco sobre este tema.

Abuso na infância e transtornos mentais

Alguns de nós fixam-se tanto em falhas pessoais na vida, que não lidam com a dor que sofrem por intermédio de outras pessoas. Por outro lado, concentram-se demais nas maneiras com que foram maltratados e usam isso como desculpas para o próprio comportamento. Tanto uma como outra postura em relação a abusos passados deixam uma bagagem que vai atrapalhar o progresso na busca da libertação emocional.

Quando injustiças do passado causam dor, muitas vezes tentamos sepulta-las no fundo de nossa memória. Porem devemos ser realistas e enfrentarmos destemidamente este trauma.  Sabemos que cada pessoa tem sua subjetividade e assim o seu próprio tempo. Neste momento não importa realmente o tempo e sim o real desejo de por um fim a esta ferida que pode nos levar ao fundo de um grande abismo.

A Importância da honestidade pessoal

Ser desonesto consigo mesmo quase sempre dá oportunidade de a dor do passado se transformar em erros e sofrimentos no futuro. Muitas vezes, ficamos impotentes em face da força de nosso tumulto interior e perdemos o controle sobre todos os sentimentos que tentamos esconder.

Quem sabe usamos nossos comportamentos compulsivos para desviar atenção do sofrimento não-resolvido em nosso íntimo? Lá poderão estar muitos sentimentos intensos, os quais não sabemos processar devidamente. Por isso, simplesmente tentamos esconde-los, abafa-los em nosso interior. No fim, esses sentimentos são expressos de alguma maneira.

Precisamos ser honestos a respeito das feridas de nossos passados e expressar nossos sentimentos. Confrontar a culpa e trabalhar o perdão. Quando perdoamos outros pelos atos que praticaram contra nós, não desculpamos o que eles fizeram. Simplesmente reconhecemos que fomos magoados, feridos injustamente e cada um responderá pelos seus atos. Isso nos ajuda a encara a verdade a respeito da nossa própria dor. Também nos livra de qualquer desculpa para continuar nossos comportamentos compulsivos por causa daquilo que fizeram a nós.

Onde buscar tratamento

O Instituto Leonardo Russo é especializado no tratamento de transtornos mentais e comportamentais. Entre em contato agora e saiba como podemos ajudar. Visite nossa página no Facebook !