Codependência familiar e saúde mental

Codependência. Comecei esta jornada de estudos e pesquisas sobre uma doença que vem crescendo cada vez mais. Percebi semelhanças de dependentes quimicos , alcoolistas , pessoas com transtornos de comportamentos , pensamentos acelerados ,dentre outros . São pessoas que nasceram em lares disfuncionais e problemáticos aonde o codependente adquire os comportamentos mais indesejáveis .
Uma vez afetada por aquilo que não desejava para a pessoa problema na família, a codependencia assume vida própria. Seria como contrair uma doença ou uma dependência com tamanho e forma .

Definição da palavra codependência

São aqueles comportamentos aprendidos e condicionados dentro de um âmbito familiar relacionados a uma imagem negativa ou defeitos de caráter que resultam numa inabilidade de iniciar ou participar de relacionamentos de afeto.
Normalmente estas pessoas nascem em lares de extrema proibição e as privam de discutir os problemas.

Não há a liberdade de expressões abertas de sentimentos, comunicação honesta e direta. Muito menos expectativas realistas como de se ser humano, vulnerável ou imperfeito, egoismo, confiar em pessoas e em si mesmo, brincar e se divertir.

A definição e a recuperação da codependencia não esta no outro e sim em nós mesmos. Por mais que acreditamos que esteja. Está nas formas com que deixamos que os de outras pessoas nos afetem e nas formas com que tentamos ajudar. Esta ajuda vem de forma de controle e posse ;um ajudar obsessivo.

Quando ficamos doentes adquirimos sintomas e comportamentos tais como se preocupar exaustivamente com os outros. Tentamos ajudar e não ajudamos. Dizemos SIM quando quero dizer NÃO ,tento que as pessoas façam as coisas do meu jeito. Tenho medo de confiar em meus sentimentos. Acredito nas mentiras dos outros e depois me sinto um(a) idiota traído(a), usamos panos velhos pois não nos achamos merecedor em de roupas boas.

Seja qual for o problema que a outra pessoa tenha,o codependente se envolve em um ciclo vicioso de pensar ,sentir e comportar-se em relação a si mesmo e aos outros que causa muita dor.

Libertando da codependência

Diferente do que as pessoas pensam esta resposta não esta na pessoa problema. Está sim quando paramos de tentar salvar, ajudar a tudo e a todos e olhamos diretamente para as nossas feridas, traumas , medos , comportamentos , sentimentos destrutivos.

Precisamos do auto conhecimento, nosso EU foi esmagado, fragmentado, maltratado , rejeitado e assim pensamos que não somos pessoas merecedoras de viver o bom para nossa vida.

Devemos pegar acolher este EU com muito amor e carinho e cuidar dele com o afeto genuíno que ele merece. Parar de olhar e salvar o outro. E assim a responsabilidade da nossa codependencia e fundamental para nossa recuperação e evolução.

O Instituto Leonardo Russo é especializado no tratamento de dependências química e abuso de álcool. Também é uma clinica especializada em transtornos mentais e comportamentais. Entre em contato e saiba como podemos ajudá-lo. Visite nossa página no Facebook !