Blog

O Transtorno borderline e a personalidade

O Transtorno borderline é um distúrbio de personalidade. Sendo assim é de difícil diagnóstico porém atinge razoável parcela dos portadores de transtornos mentais. É mais comum entre mulheres, porém os homens também podem desenvolver este transtorno durante sua vida.

Este transtorno causador de enorme sofrimento tanto na pessoa quanto em seus próximos aparece durante o desenvolvimento da personalidade. Como grande parte dos transtornos tem uma predisposição genética. Experiências traumáticas, abusos, violência entre outros fatores durante a infância, adolescência e início da idade adulta irão influenciar no surgimento do transtorno.

O que identifica o transtorno borderline

Pessoas com transtorno de personalidade borderline tem uma sensação de vazio emocional muito grande. Também tem muita dificuldade em definir sua auto imagem e suas próprias características. Devido a isso tem problemas para relacionar-se com outras pessoas ou sentir-se pertencente a um grupo. Não consegue manter relacionamentos duradouros nem firmar-se em ambientes de trabalho.

Essas pessoas também são extremamente compulsivas. Provocam assim situações sociais danosas, como gastos exagerados ou reações agressivas e impulsivas. Seus relacionamentos são conturbados e intensos, inclusive com comportamentos sexuais compulsivos e aproximação a pessoas também problemáticas.

O mais comum dos sintomas é a autoflagelação ou automutilação. Ela é usada para causar uma dor externa ou ação auto punitiva que na percepção do  indivíduo alivia sua enorme dor emocional. Entretanto este é um sintoma comportamental. Sabemos que a principal característica do borderline é o medo exagerado do abandono e da rejeição.

Transtorno Bordeline e comorbidades

É comum entre os portadores deste transtorno o uso abusivo de álcool e drogas. Este comportamento  tem como motivação na pessoa a fuga da dor e a busca de alívio temporário da instabilidade emocional. Este uso abusivo pode levar a dependência química ou alcoólica,  gerando assim o que chamamos de comorbidade. Comorbidades são dois ou mais transtornos presentes na mesma pessoa, um agravando o outro.

O Instituto Leonardo Russo e o tratamento do transtorno borderline

O Instituto Leonardo Russo é especializado no tratamento de transtornos mentais e comportamentais. Entre eles o transtorno borderline e outros transtornos de personalidade. Entre em contato pelo telefone ou whatsapp 15 99711-0929 e saiba como podemos ajudá-lo. Visite nossa página no Facebook !