Blog

Dependência química e alcoólica

A dependência química e alcoólica tem crescido assustadoramente a cada ano. As campanhas a favor da legalização das drogas e o uso indiscriminado de substâncias psicoativas, álcool, cigarro e até medicamentos tem provocado uma situação de risco a saúde pública. Os casos de afastamento do trabalho e incapacitação laboral só aumentam, afetando com isso a economia dos países.

Fatores que favorecem a dependência química e alcoólica

As dependências são provocadas por múltiplos fatores. E com o passar dos anos novas situações aparecem e aumentam esta relação de fatores. A princípio, a predisposição genética, o ambiente de crescimento do indivíduo, a facilidade ao acesso eram mais evidentes. Com os estudos sobre o tema descobriu-se que outros transtornos mentais podem induzir o indivíduo ao uso. Consequentemente, fica vulnerável ao uso abusivo e a evolução da doença.

Compreendemos hoje que crenças limitantes de um indivíduo alteram a maneira de ele relacionar-se e reagir ao meio e as situações. Para entendermos a ligação entre dependência e crenças precisamos saber mais sobre elas.

Dependências e crenças limitantes

As crenças limitantes e também as crenças positivas são formadas na maioria dos casos na primeira infância. Algumas delas serão desconstruídas ou formadas no decorrer da vida. A formação de crenças da-se por repetição de situações ou idéias ou por um forte trauma emocional.

São estas crenças que dão ao indivíduo características de sua condição emocional. Uma pessoa pode ser mais ou menos confiante em si de acordo com sua autoimagem. Portanto alguém pode entender os obstáculos da vida como desafios a serem superados, ou ficarem paralisadas pelo medo e buscarem um mecanismo de fuga. Transtornos de  ansiedade , humor e personalidade também podem levar a comportamentos compulsivos. Estas reações e comportamentos levam muitas vezes ao uso de substâncias e em muitos casos à dependência química ou alcoólica.

O tratamento da dependência química no Instituto Leonardo Russo

O Instituto Leonardo Russo é especializado no tratamento de transtornos mentais e comportamentais como a dependência química e o alcoolismo. Entre em contato agora pelo telefone ou whatsapp 15 99711-0929. Podemos ajudar. Não deixe de visitar nossa página no Facebook !