Esquizofrenia paranoide: Sintomas

Esquizofrenia paranoide. A esquizofrenia é um dos transtornos mentais mais antigos desde o início da humanidade. Entretanto ainda é um dos mais mitificados devido aos preconceitos e desinformação entre as pessoas comuns. Este artigo busca desmistificar alguns aspectos negativos em relação ao transtorno e combater com informação em uma linguagem simples a psicofobia.

Sintomas da Esquizofrenia paranoide

Podemos separar os sintomas da esquizofrenia em dois grupos. O primeiro destes grupos é chamado de sintomas positivos. São chamados assim porque provocam reações mais ativas no indivíduo. Entre estes sintomas estão os delírios e alucinações.

Os delírios são percepções alteradas da realidade e geralmente podem ser de caráter persecutório. É comum a pessoa com delírio ter a convicção de conspirações ou perseguições à sua pessoa. O simples olhar de uma pessoa traz nela a sensação de que está sendo seguida. A isso chamamos de paranóia. Os delírios são portanto alterações no pensamento aonde estas pessoas passam a ter uma percepção alterada da realidade e acreditam fielmente nesta realidade paralela.

Nestes casos perde-se o contato com a realidade e com o senso crítico, e nenhum argumento pode convencê-la do contrário. Também é bastante comum esta pessoa acreditar que é a própria família que está planejando algo contra ele. Por isso os familiares próximos desta pessoa sofrem tanto quando estes entram em surto psicótico.

O que são as alucinações

As alucinações são alterações da senso percepção ou de nossos sentidos como audição, visão e tato. Ocorrem portanto visões de vultos ou pessoas que não estão ali. É muito comum o ouvir vozes. Estas vozes por vezes são de comando ou de alerta. As pessoas com alucinações podem obedecer a estas vozes de comando colocando em risco a sua integridade física e a de outros.

Nestes casos o paciente deve ser levado ao atendimento de emergência e encaminhado para a internação psiquiátrica. Este cuidado não é uma punição mas sim uma proteção para esta pessoa. Geralmente esta internação será realizada de maneira involuntária, pois o paciente não tem a percepção de que entrou em um surto. Os responsáveis por esta internação são os familiares próximos e são amparados por lei.

O tratamento da esquizofrenia no Instituto Leonardo Russo

O Instituto Leonardo Russo é especializado no tratamento de transtornos mentais e comportamentais como a esquizofrenia. Entre em contato e saiba como podemos ajudá-lo. Visite nossa página no Facebook !