Inteligência emocional e saúde mental
A importância da inteligência emocional. O domínio da tão cobiçada e buscada por muitos “Inteligência emocional” é um dos principais fatores para ter sucesso na vida, isso já inclui a sua carreira profissional, relação interpessoal e também a sua automotivação. O desenvolvimento da inteligência emocional gera autogestão, consciência social e maior probabilidade no alcance de objetivos e metas de vida.
A importância da Inteligência emocional .
Vamos tratar neste post de uma das mais importantes atribuições da mente humana, a Inteligência emocional . Pretendemos abordar este assunto de uma maneira bastante didática, e com uma linguagem acessível, evitando conceitos técnicos.
A intenção é a de levar esclarecimentos sobre algo que pode alterar a vida de todas as pessoas, que é a capacidade de buscar o equilíbrio emocional. Inúmeros transtornos mentais e comportamentais tem a sua origem ou apresentam em seus sintomas o desequilíbrio emocional.
O papel da Inteligência emocional na vida do ser humano.
Para explicar de maneira simples, vamos imaginar o cérebro dividido em hemisférios esquerdo e direito. Lembre-se, o cérebro é sim dividido em hemisférios, mas queremos deixar este assunto mais compreensível e aplicável.
Imagine metaforicamente então que o hemisfério esquerdo do cérebro é o responsável pela racionalidade. É nele que está nossa razão, lógica, o aspecto analítico e crítico do pensamento e da análise concreta dos fatos e possibilidades. Esta é a chamada inteligência racional.
Já o hemisfério direito é o responsável pelas emoções, intuições, é onde surgem os sentimentos e a compreensão subjetiva dos acontecimentos e expectativas. Não atua na compreensão lógica como o lado esquerdo, mas sim numa compreensão emocional de tudo ao seu redor.
E o que é a Inteligência emocional?
Inteligência emocional é a capacidade de compreender e reagir aos estímulos provocados pelas situações e acontecimentos de maneira equilibrada. É usar a razão, o raciocínio lógico do hemisfério esquerdo racional juntamente com a percepção subjetiva e emocional do lado direito subjetivo.
Os benefícios do equilíbrio emocional .
O principal benefício desta capacidade de percepção de mundo com equilíbrio entre a razão e a emoção é a percepção muito mais realista do mundo. Mudamos a visão sobre os outros, nossas expectativas de futuro e a nossa autoimagem . Usando apenas a razão, só conseguimos analisar números, fatos e dados. Entretanto, ao unirmos ao pensamento subjetivo, à visão das intenções e das emoções iremos modificar positivamente os nossos pensamento e atitudes.
E dessa maneira equilibrada, percebemos que temos capacidade de superar obstáculos. Podemos resolver de maneira objetiva os problemas, encaramos as dificuldades superando os medos. Desta maneira elevamos nossa qualidade de vida e principalmente, fortalecemos nossa saúde emocional.
Continue acompanhando as matérias do Instituto Leonardo Russo e comente sobre o assunto. Entre em contato e saiba mais.