Tratamento da depressão: Conheça.
Em poucos anos a doença da depressão será a principal responsável pela incapacitação para o trabalho no mundo. Números mostram que este transtorno do humor é responsável por cerca de um terço dos afastamentos na previdência . Este fato demonstra a relação com o ambiente de trabalho e a necessidade de tratamento da depressão.
Como é realizado o tratamento da depressão
O tratamento da depressão pode ser realizado com basicamente com psicoterapias. Um dos principais sintomas da depressão é a imagem negativa, pessimista e distorcida que o indivíduo percebe da realidade. Em alguns casos pode-se acrescentar outras ferramentas terapêuticas, inclusive tratamento medicamentoso. Porém sempre deve-se levar em consideração a gravidade do episódio depressivo.
O tratamento psicofarmacológico deve sempre ter a indicação de um profissional da área da saúde mental. Este tratamento conjunto de psicoterapias individuais ou em grupo e farmacoterapia é o que tem apresentado os melhores resultados.
Nos casos mais graves, necessita de acompanhamento da evolução no tratamento do paciente.Também a verificação da diminuição dos sintomas por um tempo considerado suficiente é necessária.
A recaída após o tratamento da depressão
O transtorno da depressão em sua evolução pode apresentar recaídas, portanto mesmo nos momentos em que o indivíduo encontra-se estabilizado deve manter contato periódico com seu terapeuta e com seu médico psiquiatra, evitando assim que a recaída ocorra.
A escolha das psicoterapias a serem utilizadas no tratamento da depressão deve sempre ser feita de forma individualizada e cuidadosa, levando-se em conta o histórico do paciente, o tipo de depressão e o ambiente familiar, social e profissional do mesmo.
Muitas pessoas com depressão são resistentes a iniciar um tratamento psicoterapêutico, acreditando que apenas a medicação irá resolver seus problemas, e geralmente querem resultados imediatos. A unica forma de quebrar esta resistência é a informação. É necessário conhecer a depressão, suas possíveis causas e sintomas, e fatores que favorecem seu surgimento.
Entre em contato com o Instituto Leonardo Russo e saiba como podemos ajudar!