Blog

Crises de ansiedade e quando ocorrem.

Crises de ansiedade. A ansiedade pode aparecer sempre que um estímulo externo indica uma situação de risco que não pode ser identificada, mas que pode ou não acontecer. Por exemplo, o medo das mudanças e do desconhecido.

As situações de risco ou perigo ou até mesmo momentos em que que passamos por algum tipo de avaliação ou prova. Esta expectativa de esperar por resultados que julgamos antecipadamente sempre serem negativos ou por uma punição podem causar o desconforto. Um problema não resolvido ou a falta de tempo também podem causar ansiedade.

Sintomas das crises de ansiedade

A crise de ansiedade antecipa temores sobre relacionamentos interpessoais e situações futuras. Mesmo que não existam motivos concretos, paralisa a pessoa com o terror. O indivíduo ansioso pode sentir dores no estômago, taquicardia, excesso de transpiração e dificuldade de respiração. Outros sintomas podem ser tremores, calafrios, sensação de perda de sentidos, dor de cabeça. Alterações no sono e no apetite também são frequentes.

Todas as pessoas possuem algum tipo de ansiedade em graus diferentes. Uma pessoa pode ficar ansiosa frequentemente por alguma situação vivida a ponto de perder seu controle emocional. Quando ocorrem prejuízos sociais ou situações de risco à saúde devemos pensar em avaliar a hipótese de distúrbio psiquiátrico.

A busca do diagnóstico

Com muita frequência o paciente com algum transtorno relacionado à ansiedade pode adotar comportamentos que interferem negativamente no processo terapêutico. Portanto é imprescindível a intervenção do médico psiquiatra e a correta conduta medicamentosa para que o tratamento prossiga.

É através da observação permanente dos aspectos comportamentais e psicológicos do paciente que pode-se avaliar as situações que provocam a ansiedade neste indivíduo. Desta maneira a equipe multidisciplinar pode levar ao psiquiatra as questões que levarão à busca do diagnóstico.

Vale salientar que nem sempre um sintoma ou comportamento isolado significa que a pessoa esteja em crise de ansiedade. É a observação das reações emocionais, psicológicas e comportamentais durante um período de tempo que são fundamentais para não chegar a nenhuma conclusão equivocada.

A ansiedade é um sentimento individual e subjetivo, difícil de ser expressado verbalmente com o outro. Frequentemente a sensação de ansiedade acompanha a depressão.

O Instituto Leonardo Russo é especializado no tratamento dos transtornos de pânico, transtorno da depressão, Transtornos de ansiedade generalizada e outros transtornos psíquicos. Entre em contato e saiba como podemos ajudar. Visite nossa página no Facebook !