Desequilíbrio emocional e transtornos mentais
Os seres humanos constantemente oscilam em seus sentimentos, isto é considerado normal e não um desequilíbrio emocional. Nós, como pessoas, alternamos nossos sentimentos entre momentos de alegria e tristeza. De euforia ou de depressão.
Parte desta oscilação deve-se ao simples fato do funcionamento químico de nosso organismo. Produzimos dopamina, serotonina, adrenalina, entre outros. Conforme estes neurotransmissores entram em ação, vão provocando alterações tanto corporais como emocionais. Estas alterações são provocadas tanto em momentos de prazer como de sofrimento.
A fuga do sofrimento e o início do desequilíbrio emocional.
Por vezes queremos mudar esta situação de sofrimento emocional aumentando os níveis de dopamina ou de adrenalina. Existem para isso diversas substâncias com visam provocar estímulos externos atenuando nosso sofrimento.
Nosso organismo é conduzido por reações químicas. Ao alterá-las estamos provocando estados emocionais artificiais, devido ao fato de consumirmos alguma substância que irá alterar o equilíbrio emocional. Obviamente iremos procurar substâncias que nos tragam prazer, ainda que momentâneos.
O comportamento compulsivo e o desequilíbrio emocional.
Estes prazeres tornam-se acessíveis e por desejarmos que permaneçam acabam provocando comportamentos compulsivos e repetitivos pois desejamos os efeitos desta sensação, ao ponto de perdermos o domínio sobre eles.
Quando o comportamento compulsivo se transforma em vício ou dependência.
Existem momentos em que pela busca do prazer ou pela fuga da realidade, podemos passar a ingerir repetida e compulsivamente um estimulante externo de origem química. Ao buscarmos obsessivamente esta substância para alívio de nosso desequilíbrio emocional, desenvolvemos a dependência química.
O que é a dependência química e qual sua ligação com o transtorno emocional
Esta substância química que buscamos para alterar nosso estado mental e emocional é um estímulo externo. Não é produzido pelo nosso corpo. Este estado alterado é produzido artificialmente. Não é nosso estado natural. Então muitas vezes procuramos meios externos para compensar este desequilíbrio emocional.
As vezes estas substâncias podem ser legais como medicamentos, tabaco, cafeína e álcool. Muitas pessoas são viciadas em drogas, que também são medicamentos usados de forma incorreta.
Quando o desequilíbrio emocional se torna um Transtorno de dependência química .
Quando ingerimos um componente químico por indicação médica, podemos vir a resolver um problema. Mas muitas vezes procuramos por substâncias para evitar os desconfortos do cotidiano. Este desequilíbrio pode ser de nascença, ou pode ser adquirido pelo estilo de vida que escolhemos viver. É justamente aí que instala-se o Transtorno de dependência química.
O Instituto Leonardo Russo é especializado no tratamento de transtornos mentais e dependência química e do álcool. Sabemos como restabelecer o equilíbrio emocional necessário para superar as crise. Entendemos seu problema, entre em contato agora!