Suicídio: Alguns fatos importantes
O Suicídio ou as tentativas são um assunto importante não só para a psiquiatria mas para toda a sociedade. Apesar de sua seriedade e importância este é um tema pouco abordado. Normalmente vem à tona de forma sensacionalista quando alguma celebridade comete o triste ato. Porém logo é deixado de lado. Vamos comentar alguns fatos importantes sobre o suicídio.
Fatos importantes sobre o suicídio.
A grande maioria das pessoas que cometem ou atentam contra a própria vida já foram ou poderiam ser diagnosticadas com algum transtorno mental. O transtorno psiquiátrico mais comumente relacionado às tentativas é a depressão. Porém também podem estar envolvidos nos episódios o uso abusivo de álcool e drogas e a dependência química, o transtorno bipolar e a esquizofrenia.
Características e sintomas de algumas patologias podem aumentar o risco de suicídio. Este risco obviamente é determinado pela gravidade do sintoma. Impulsividade, ansiedade, instabilidade emocional e falta de esperança são alguns dos principais fatores de risco de suicídio.
O suicídio também é questão de saúde pública.
Atualmente se morre mais por suicídio do que por exemplo de AIDS no Brasil. Ele não é uma questão pessoal, pois toda a comunidade padece quando ocorre um fato, uma tentativa ou mesmo uma idealização de atentar contra a própria vida.
O problema não recebe a atenção devida dos órgãos de saúde
Um estudo realizado no município de Campinas em São Paulo, constatou o seguinte levantamento. A cada pessoa em cem que deu entrada no serviço de pronto-socorro, três haviam tentado antes. Cinco planejaram estas tentativas com antecedência e dezessete já tinham pensamentos suicidas.
O que fazer após uma tentativa
Sempre procurar o serviço de pronto atendimento. E a indicação médica para levantamento do transtorno ou do problema. O Instituto Leonardo Russo é especializado em acompanhamento e tratamento de transtornos mentais e comportamentais. Saiba como podemos ajudá-lo e entre em contato. Visite nossa página no Facebook !