Clinica para alcoolismo: Quando é necessário.
As bebidas alcoólicas estão presentes desde o início da humanidade, entretanto, nem todas as pessoas fazem uso controlado da substância. Múltiplos fatores contribuem para o alcoolismo. Saiba em quais situações faz-se necessário o tratamento em uma clinica para alcoolismo.
Preconceito e abandono causado pelo alcoolismo
O álcool é considerado uma substância psicoativa de uso lícito. Está presente de uma forma ou outra em todas as culturas. Faz parte de momentos alegres, tristes, tensos e calmos. Muitas pessoas não acham que seja um problema para tratamento em uma clinica para alcoolismo. No imaginário popular alcoólatra é a pessoa fracassada que é vista “bêbada”, ou embriagada todos os dias.
O preconceito é ainda nos dias de hoje o fator de maior dificuldade no tratamento das pessoas portadoras desta doença. Ainda associa-se este transtorno mental a defeitos de caráter. Muitas vezes a própria pessoa que faz uso descontrolado é preconceituosa em relação a assumir o problema. Pois assumir este descontrole sobre o álcool pode ser visto como sinônimo de fraqueza e fracasso.
Esta dificuldade de encarar a realidade tem destruído relacionamentos e causado problemas sociais além do grande número de acidentes, desentendimentos e mortes. A alcoolismo é um fator de abandono e isolamento social tão grave ou mais poderoso do que as drogas ilícitas.
O alcoolismo é uma doença que progride lentamente. O uso recreativo do álcool é inclusive estimulado em nossa sociedade, relacionado a comemorações e festas. Também é conhecido o efeito relaxante e desinibidor do álcool. É bastante estimulante para um jovem tímido e inseguro ter a sensação de poder que o álcool fornece.
Entendendo a necessidade do tratamento em clinica para alcoolismo.
Na verdade o alcoolismo não possui regras de definição absolutas. Ele é considerado pela medicina como um transtorno mental e comportamental provocado pelo uso de álcool. O que é avaliado é a gravidade do transtorno. Pode começar com uma intoxicação aguda, passar por síndromes de abstinência até episódios de surtos psicóticos.
Sua causa é multifatorial, ou seja, é uma doença biopsicossocial. Pode-se considerar necessário o tratamento em clinica para alcoolismo quando o uso passa a ser nocivo para a saúde em geral. Além dos quadros psiquiátricos, inúmeras complicações físicas, emocionais, psicológicas e sociais ocorrem do uso descontrolado do álcool.
Clique aqui e entre em contato com o Instituto Leonardo Russo e saiba como podemos avaliar e ajudar.