Surto psicótico: Como e porque ocorre.

O que caracteriza o surto psicótico é a quebra da noção de realidade. O indivíduo quando entra em um quadro de crise psicótica ou surto perde o senso crítico. Deixa de distinguir os fatos ao seu redor das situações que estão presentes em seus pensamentos.

Sintomas presentes no surto psicótico

Pelo fato de perder a noção de realidade, ocorre também uma grande desorganização dos pensamentos daquela pessoa. Não consegue mais diferençar o mundo real do imaginário. Este indivíduo começa a confundir os seus pensamentos com o mundo concreto.

Por isso então realmente acreditam estar sendo perseguidas ou espionadas. São as chamadas paranóias. Este sentimento ocorre mesmo em relação a amigos e familiares, trazendo a sensação de medo e insegurança. Estas sensações tornam-se muito reais para a pessoa em surto psicótico. E ela na maioria das vezes não percebe que está em crise.

Para o indivíduo em surto, tudo é real. Ouve vozes, tem alucinações e delírios. E principalmente uma percepção distorcida dos acontecimentos e atitudes das pessoas  ao seu redor. Isto provoca comportamentos muito alterados do seu habitual. O indivíduo pode ficar agitado ou até agressivo ou mesmo buscar isolar-se e a falar frases desconexas.

Fatores desencadeantes do surto psicótico

Geralmente o surto pode ocorrer com alguma frequência em pessoas portadoras de algum transtorno psiquiátrico. Portadores de esquizofrenia por exemplo podem apresentar crises regulares. O indivíduo portador de transtorno bipolar também pode ter episódios psicóticos, assim como alguns casos de depressão.

Além destes transtornos os surtos psicóticos podem ser desencadeados por fatores externos. O mais comum é o uso de álcool e drogas. Nestes casos o uso de substâncias podem levar ao surto e também ao desenvolvimento de um transtorno mental permanente.

Como agir diante de uma pessoa em surto psicótico

Como já relatamos anteriormente, o indivíduo em surto perdeu a noção da realidade. Precisamos concordar com suas afirmações uma vez que o mesmo realmente acredita e sente o que está dizendo. É comum o mesmo devido a perda do senso crítico colocar em risco sua própria vida e a de terceiros. Nestes casos o médico indicará a internação de emergência psiquiátrica.

O Instituto Leonardo Russo – Centro de reabilitação psicossocial é especializado no tratamento de transtornos mentais e comportamentais. Entre em contato e saiba como podemos ajudar.

Visite nossa página no Facebook !