Internação voluntária existe de fato?

Considera-se como internação voluntária aquela onde o indivíduo portador de uma enfermidade busca por livre e espontânea vontade o encaminhamento para o tratamento desta doença.

Tratamento e internação voluntária são a mesma coisa?

De maneira alguma. A internação é a maneira como este paciente chega à clinica. Se de maneira espontânea ou coagida. Vamos dar alguns exemplos não relacionados à saúde mental.

Um homem sente dores no abdomem que tornam-se tão fortes que pede ajuda e é encaminhado para o hospital de pronto-socorro. Após exames é detectada a necessidade de uma cirurgia de emergência e ele precisará permanecer hospitalizado por alguns dias. Ele reluta ao saber da necessidade, mas sua família após conversa com o médico compreende a situação e autoriza a cirurgia e o pós-operatório em internação, mesmo contra a vontade deste paciente, visando o bem maior.

Quando falamos em saúde mental e tratamento de transtornos ou mesmo de dependências químicas ou abuso de álcool o princípio é o mesmo.

Entender a necessidade de ajuda não significa aceitar o tratamento da forma que é proposto.

O dependente químico e alcoólico ou mesmo o portador de transtornos mentais leves muitas vezes procura a família para ajuda do seu sofrimento. Porém ao saber que necessitará de um período de internação reluta e muitas vezes desiste desta necessidade colocando toda a responsabilidade na família.

Em grande parte das vezes até inicia o tratamento. Mas ao passar pelos primeiros momentos de desconforto já tenta pressionar a família para forçar o abandono precoce.

Outras ocasiões o mesmo já se acha pronto para o retorno em sociedade. Quer decidir à revelia da decisão médica e mesmo da decisão familiar. Transformando o tratamento inicialmente voluntário em uma internação involuntária.

Ninguém é totalmente voluntário em um tratamento

O que nos leva a buscar um tratamento são as pressões sociais, familiares ou econômicas. A eminente perda do emprego ou do casamento. A vergonha e as consequências de algumas escolhas. Aceitar a maneira proposta em um tratamento envolvem outros processos. O Instituto Leonardo Russo é especializado em tratamento de transtornos mentais e comportamentais. Entre em contato e saiba como podemos ajudá-lo. Visite nossa página no Facebook !